quarta-feira, 7 de outubro de 2009

Qual era a probabilidade?

Ás vezes uma velha casa desmorona.
Não há nada de notável nisso. Toda a gente sabe que quando as bases enfraquecem toda a estrutura abate, e que até as bases mais sólidas se desgastam com o tempo.
Mas uma casa velha é um lugar de exploração e as crianças refugiam-se nas suas histórias de fantasmas durante as férias.
Portanto, pode acontecer que hajam crianças dentro da casa quando ela desmorona, e elas se magoem. Mas porque estariam essas crianças em particular dentro da velha casa em particular, no exacto momento em que ela desabou?
É perfeitamente inteligivel que ela tenha desmoronado, mas porque tinha que desabar exactamente naquele momento, quando aquelas crianças em particular brincavam dentro dela? Já poderia ter caido há anos; por que, então, tinha que cair justamente quando certas crianças procuravam suas fantasias entre o pó de vidas passadas?
Diriamos que a velha casa desmoronou porque as suas paredes foram devoradas pelo tempo. Essa é a causa que explica o desabamento da casa.
Também diriamos que haviam crinças ali a brincar àquela hora porque era o periodo de férias, e elas acharam que ali seria um bom lugar para serem tudo o que quisessem. Essa é a causa de haver crianças sob a casa quando ela desabou.
Para o nosso modo de ver, a única relação entre esses dois factos independentemente causados é a sua coincidência espaço-temporal.
Porque razão duas cadeias causais se interceptaram em um determinado momento e em determinado ponto do espaço?

Sem comentários:

Enviar um comentário